"Dançar...é expressar com o próprio corpo, o que vai dentro da alma." Lillá Santanna.

Dançar...é expressar com o próprio corpo, o que vai dentro da alma. Lillá Santanna

terça-feira, 21 de junho de 2011

Martha Graham

No corpo de um bailarino devemos, como espectadores, tomar consciência de nós mesmos.

           Martha Graham revolucionou a dança e, por sua genialidade, é comparada a ícones das artes como Picasso e Stravinsky.





         Martha Graham nasceu dia 11 de maio de 1894 em Allegheny, Pensilvânia em uma família Presbiteriana. Martha era a mais velha dos seus irmãos, seu pai trabalhava no campo da psiquiatria e sua mãe sempre cuidando da família. Quando Martha completou 14 anos, sua família decidiu mudar para a Califórnia para a cidade de Santa Barbara em busca de uma cura para suas crises respiratórias.
        Dois anos mais tarde, com 16 anos, Martha encontrou por interesse próprio a dança. Ela viu um cartaz de uma Cia de Dança em Los Angeles por Ruth St. Denis e ela foi assistir. A performance foi uma revelação para ela, ela decidiu naquele momento que queria dedicar sua vida a dança. 





             Ela iniciou sua carreira aos 17 anos, uma idade considerada tardia para uma bailarina, o que não a impede de desempenhar um trabalho fantástico buscando na dança não a imitação da natureza mas uma expressão das sensações humanas através da linguagem do movimento. Mais do que técnicas, boa aparência e desdobramentos corporais a dança é a expressão do milagre que é ser humano, uma expansão de si próprio que exige sensibilidade e graça na sua execução.






"A dança é a linguagem escondida da alma".


            A dançarina fundou a Martha Graham Dance Company, considerada uma das mais renomadas companhias de dança dos Estados Unidos. A artista foi responsável pela invenção de uma nova linguagem de movimento e trabalhou como coreógrafa por mais de 70 anos, coreografando e dançando em diversos países. Tanto trabalho acabou lhe rendendo inúmeros prêmios como a Medalha Presidencial da Liberdade, a Chave da Cidade de Paris e até mesmo prêmios da Ordem da Coroa Preciosa do Japão.



"Existe uma vitalidade, uma força de vida, uma energia, um despertar, que é traduzido em ação através de você, e porque só existe um de você em todos os tempos, essa expressão é única."

"O corpo é moldado, disciplinado, respeitado, e com o tempo, passa a ser confiável."

Nenhum comentário:

Postar um comentário